24 junho 2005

projecto_Lisboa - apresentação


trabalho gráfico de Andreia Nunes



O projecto_Lisboa é uma estratégia concertada de produção dos projectos do MEF - Movimento de Expressão Fotográfica e da Oficina de Fotografia do Dept. Acção Social da CML. Engloba diversos sub-projectos, com diferentes públicos-alvo, características e até objectivos específicos, possibilitando pela sua reunião um confluir de olhares e pontos de vista sobre Lisboa.

GRUPOS PARTICIPANTES:
· jovens alunos/sócios/fotógrafos convidados
· jovens em abandono escolar
· população de Marvila (local da Oficina de Fotografia)
· pessoas sem abrigo
· pessoas com deficiência visual
· idosos

O Projecto engloba ainda:
· um desafio a uma outra Arte - a música - na procura de novos caminhos resultantes do cruzamento de linguagens.
· quatro animações de rua/de espaço, que visam trazer a fotografia para a rua e aproximá-la da população, na procura e formação de novos públicos.· a criação de uma Rede Europeia de Associações de Fotografia.

EXPOSIÇÕES E EDIÇÕES:
· duas exposições de projecto em Lisboa - Fotógrafos em Marvila, Contadores de História
· cobertura de projecto na Revista CAIS - Oficinas CAIS
· projecções em fachadas de Lisboa, enquanto decorre o Projecto
· edição progressiva dos trabalhos no jornal trimestral do MEF, Sofá de Molas
· exposição global em Junho de 2006
· edição de três livros - Projecto_Lisboa, Diário_Lisboa (projectos sociais), Fotógrafos em Marvila - e de uma série de postais - Calçadas de Lisboa
· uma exposição itinerante nacional - Contadores de História
· uma exposição itinerante europeia - Box Around The World· uma exposição permanente na internet - Box Around The World

------------- // ------- // -------------

PROJECTOS:
A base de trabalho do Projecto_Lisboa é realizada por uma vintena de fotógrafos (do MEF - Movimento de Expressão Fotográfica e também convidados), sócios do MEF e alunos dos Cursos Avançados, a trabalhar temas diversos ligados à cidade de Lisboa, que resultarão numa confluência de olhares, naturalmente dispersos quer pelo grau de conhecimento dos participantes sobre fotografia, quer pelas várias interpretações possíveis de e sobre uma cidade, quer pelas opções estéticas ou meios técnicos usados (estes da total e livre responsabilidade dos autores).

Este será o núcleo central da exposição final e da edição do livro do projecto, lançado em fascículos trimestrais no jornal Sofá de Molas, e com edição final encadernada (32 a 50 pp), que pretende constituir-se como base de reflexão e reflexo da evolução dos trabalhos ao longo do ano e meio de duração do projecto.
Dentro deste corpus de trabalho surgem alguns projectos colaterais, como o Calçadas_de_Lisboa (pelos alunos da Acção de Formação de Operador de Fotografia do IEFP, em colaboração com o Dept. Formação CML), o Fotografia Aérea (aberto a todos os participantes, em colaboração com a DRMM), ou o Do_Outro_Lado (trabalho sobre os serviços camarários “invisíveis” que mantêm a cidade a funcionar). Para além destes, existem os projectos pessoais de cada autor, também produzidos e acompanhados pela Oficina (pedido de autorizações para fotografar, etc).


[a par deste trabalho desenvolvem-se uma série de projectos sociais, que procuram democratizar o acesso à imagem, formar novos públicos e fomentar a constituição de interlocutores neste diálogo visual e de participantes activos na “sociedade da imagem” em que vivemos.]

· Fotógrafos_em_Marvila (público-alvo: população de Marvila)
Este projecto envolve ex-alunos dos Cursos Avançados e do Núcleo de Fotografia da Oficina, fotógrafos e população local numa exploração dos espaços, vivências e memórias da freguesia de Marvila.
Objectivos:
- possibilitar à população local o contacto com a fotografia;
- fomentar a continuidade e o desenvolvimento do trabalho fotográfico de ex-alunos da Oficina;
- apresentar a fotografia enquanto forma de observação e exploração do quotidiano;
- desenvolver a expressão artística e cultural através da fotografia;
- aperceber e fomentar redes sociais, permitindo uma melhor integração da Oficina de Fotografia no tecido social em que se insere e o estabelecimento de pontes para posteriores actuações.

· Oficinas CAIS (público-alvo: pessoas sem abrigo, população de Lisboa)
São ateliers de fotografia para pessoas sem abrigo (continuação da experiência de 2004), em colaboração com a Associação CAIS
Objectivos:
- eliminar barreiras comunicacionais potenciadoras de exclusão;
- possibilitar um meio de expressão não-verbal;
- fomentar a dignificação da pessoa sem abrigo;
- localizadas também em Marvila, possibilitam ainda uma articulação directa com os intervenientes locais envolvidos nos Fotógrafos em Marvila, facilitando a integração do Espaço CAIS na rede social envolvente.

· Imagine Conceptuale 3 (público-alvo: pessoas com deficiências visuais)
Última parte da formação para pessoas com deficiências visuais, este projecto trabalha finalmente o lado mais “conceptual” da imagem, propondo aos alunos que concebam imagens com base nas suas memórias visuais antigas (do tempo em que ainda viam) e em sensações que os remetem para uma visualização imaginada. O desafio será “construir” essas imagens e fotografá-las, tornando-as acessíveis a todos.
Objectivos:
- fortalecer a auto-estima dos alunos envolvidos e das pessoas com deficiências visuais em geral;
- promover uma actividade construtiva que combata a inactividade;
- contribuir para trabalhar as memórias e a relação com a acuidade visual perdida;
- exercitar a conceptualização de imagens dos alunos com deficiências visuais, tornando possível a comunicação através desse sentido, cuja falta de domínio é socialmente desvalorizada.

· Contadores de História (público-alvo: idosos)
Este projecto convida algumas figuras características de Lisboa, agora entre os 60 e os 90 anos, a passear pela cidade e pelas suas memórias, desafiando-os a captar momentos e elementos visuais que são ponto de partida para um desfiar de História(s). Do resultado sairá uma Exposição em diversos módulos, que se encontram e conjugam mas funcionam também em separado, podendo - acompanhados pelos respectivos autores-contadores - visitar diversos espaços, grupos ou instituições... oferecendo tardes bem passadas de conversa e aprendizagem.
Objectivos:
- divulgar e difundir a fotografia enquanto forma de olhar, sentir, recordar e pensar;
- realizar encontros de idosos em torno das exposições fotográficas, a partir das quais se desfiam História(s) e vivências;
- promover a valorização pessoal dos idosos através das suas memórias e da partilha com idosos socialmente valorizados;
- contribuir para manter vivo e actuante o património de memória colectiva que as pessoas envolvidas no projecto representam para Lisboa.

[intercâmbios com outras linguagens]
· Lisboa_Sons Visíveis
explorando e “improvisando” com as suas linguagens artísticas de eleição, o fotógrafo Luís Rocha e a cantora Joana Rios desenvolvem um diálogo visual e sonoro tendo como mote e tema a cidade de Lisboa... O resultado assumirá diversas formas: concertos com imagem, exposições com som, ou fusões mais radicais das duas linguagens. Será editado um cd da obra.

[pontos de contacto / comunicação]
· Diário_Lx
É um “diário” escrito e ilustrado (com desenhos, fotografias e tudo o mais que se quiser) pelos intervenientes de cada projecto social, e circula entre os diversos projectos com uma periodicidade regular (entre quinzenal e mensal, conforme as épocas).
Objectivos:
- lançar hipóteses de articulação entre acções;
- possibilitar o cruzamento de informações e o enriquecimento dos diversos processos criativos e de formação;
- funcionar como instrumento gerador de coerência entre os projectos;


[animações de rua (durante a exposição)]
· Fotografia à la minuta
· Máquina Fotográfica de Grande Formato + Fotografia Solar
· Fotografia Aérea
· Retrato(s) de uma Cidade

------------- // ------- // -------------

EXPOSIÇÕES E EDIÇÕES:

· Projecções_Lisboa
Projecções periódicas de imagens do projecto Fotógrafos_em_Lisboa em diversas fachadas da cidade

· Exposição do projecto Fotógrafos em Marvila
Em local a definir mediante as articulações estabelecidas. Pretende-se que a exposição, ou pelo menos parte dela, seja itinerante, passeando ao longo do ano por várias instituições da Freguesia envolvidas no projecto.

· Publicação “Fotógrafos em Marvila”
Edição do projecto com imagens de autor, percursos históricos e outros testemunhos da participação da população de Marvila.

· Exposição do projecto Imagine Conceptuale 3
Colaboração com o Arquivo Fotográfico para o culminar deste projecto, desta vez com todo o percurso - da conceptualização à produção de imagens - feito pelos alunos.

· Exposição do projecto Contadores de História
Exposição global das imagens finais dos 8 intervenientes no projecto, em que cada um intervém falando sobre as suas imagens e a(s) História(s) que despoletam. Posteriormente a exposição divide-se em 8 módulos e visita diversos espaços, grupos e instituições, escolhidas consoante as temáticas abordadas, levando os seus autores a visitar esses espaços para novas conversas.

· Publicação parcial do projecto “Oficinas CAIS” na revista CAIS
Publicação de imagens deste projecto numa das edições da revista.

· Publicação “Projecto_Lisboa”
Publicação periódica das imagens de autor do Projecto_Lisboa em fascículos trimestrais, no jornal Sofá de Molas (edição do MEF - Movimento de Expressão Fotográfica); edição final encadernada (32 a 50 pp)

· Concertos Lisboa_Sons Visíveis
Concertos de lançamento deste trabalho de cruzamento de linguagens, em que as imagens são expostas e projectadas, em diálogo directo com a música.

· Projecto_Lisboa - exposição final
A exposição final do projecto e de todos os sub-projectos referidos nesta sinopse.

· Publicação “Diário_Lx”
Edição do “diário” dos diversos projectos sociais que integram o Projecto_Lisboa, com as suas diversas vozes contando os projectos na primeira pessoa, e complementada com as imagens destes projectos que forem seleccionadas para a exposição final.

· Box Around The World
Projecto de cooperação com associações de fotografia da Europa Comunitária, aproveitando os apoios e fundos disponíveis, que consiste em enviar uma caixa com uma selecção de imagens do Projecto_Lisboa e uma máquina fotográfica básica, desafiando cada uma das associações onde a caixa chega a fotografar a sua cidade e a expor o Projecto_Lisboa. A caixa é reenviada para a associação seguinte passado um mês, transportando já imagens de Lisboa e da sua primeira paragem europeia, e construindo assim um corpus de olhares e reflexões sobre as cidades europeias e sobre a Europa ou as Europas.
O percurso que vai sendo traçado pela Europa é registado num site da Internet que vai exibindo também as exposições das diferentes cidades envolvidas.