05 julho 2005

Fotografia "à la minuta"

Hoje em dia quase não existem fotógrafos "à la minuta".
Como tantas outras profissões esta ficou fora de moda por causa das novas tecnologias, tornando-se pouco rentável e ficando em vias de extinção.

Mas foi com este género de actividade que se democratizou a fotografia pública abrangendo-se as camadas menos abastadas da população.

Com poucos custos, era possível obter o próprio retrato, fixar a idade, guardar o instante. Sem retoques, sem o fingimento requintado dos estúdios.


máquina construída por Rodolfo Barros

Facilmente identificáveis as fotografias "à la minuta" eram conhecidas pela rápida execução de retratos e por serem executadas por fotógrafos ambulantes.

Anos depois dos improvisados "caixotes" resolvemos transformar e criar "Câmaras escuras" para se poder voltar a realizar fotografias "à la minuta" interagindo com a população, deambulando pelas cidades e proporcionando assim, aos munícipes a imagem de um momento.

Sendo a fotografia uma arte como outra qualquer vamos juntar a ela vários cenários representativos do quotidiano dispostos à escolha de quem queira ser fotografado, com o objectivo de registar um momento produzido naquele instante, tornando-se num acontecimento social entre a população.
De um modo sucinto, "à la minuta" consiste numa caixa de madeira, produzida artesanalmente, que tem aproximadamente 30 cm de comprimento, 20 cm de largura e 30 cm de altura.
Na parte posterior, através de uma pequena abertura, permite a introdução da mão e parte do braço coberto por um pano negro de modo a evitar a entrada da luz.

Dentro da "câmara escura" ou no chamado "caixote" existe uma caixa lateral onde está colocado o papel fotográfico e dois recipientes para executar a revelação e a fixação. O revelador colocado à direita e o fixador à esquerda, sendo estes os químicos necessários para a obtenção da imagem.
Na parte dianteira da "câmara escura" está colocada a objectiva considerada a parte mais importante da máquina, onde a sua qualidade garante uma boa apresentação das imagens.