04 setembro 2005

Ana Pinto, Lisboa reinventa-se

Durante muitos anos, Lisboa foi perdendo os seus habitantes para os subúrbios, deixando os prédios ao abandono e levando ao encerramento de muitos estabelecimentos. A cidade tornava-se cada vez mais num aglomerado de escritórios, sem vida, deixando os bairros típicos de Lisboa num completo vazio, levando à sua decadência. Nos anos 90, isso viria a transformar-se. A cidade começou de novo a ganhar habitantes, sendo grande parte destes novos inquilinos, jovens. Com eles vieram o restauro de prédios antigos, novos e mais arrojados estabelecimentos comerciais e, ao mesmo tempo, valorização de locais frequentados pelos boémios intelectuais do passado. Lisboa tem vindo a tornar-se numa cidade cada vez mais cosmopolita sem nunca perder o seu charme.

Uma vez que quem faz as cidades são as pessoas, eu pretendo fazer retratos dessas mesmas pessoas que vieram reinventar Lisboa.
Muito se tem fotografado os resistentes dos bairros típicos e as suas lojas e os seus modos de vida, mas agora quero mostrar aqueles que dão vida à Lisboa de hoje, aqueles que ajudaram Lisboa a reinventar-se.
-------------//-------//-------------