30 junho 2005

projecto_Lisboa na imprensa [2]


Instalação, fotografia, vídeo multimédia

Projecto_Lisboa
1, 8, 15 Jul: 23h

Primeira mostra pública do Projecto_Lisboa, iniciativa conjunta do MEF - Movimento de Expressão Fotográfica e da Oficina da Fotografia (CML), dos trabalhos realizados por uma vintena de fotógrafos, sócios do MEF e alunos dos Cursos Avançados, sobre a cidade de Lisboa. A exposição é projectada na fachada de um edifício.

Fotógrafos_em_Marvila [3]


fotografia de Tânia Araújo

Fotógrafos_em_Marvila [2]


fotografia de Nuno Chaves

Fotógrafos_em_Marvila [1]


fotografia de Luís Rocha

Fotógrafos_em_Marvila

Fotógrafos_em_Marvila
(público-alvo: população de Marvila)

Este projecto envolve ex-alunos dos Cursos Avançados e do Núcleo de Fotografia da Oficina, fotógrafos e população local numa exploração dos espaços, vivências e memórias da freguesia de Marvila.

Objectivos:
- possibilitar à população local o contacto com a fotografia;
- fomentar a continuidade e o desenvolvimento do trabalho fotográfico de ex-alunos da Oficina;
- apresentar a fotografia enquanto forma de observação e exploração do quotidiano;
- desenvolver a expressão artística e cultural através da fotografia; - aperceber e fomentar redes sociais, permitindo uma melhor integração da Oficina de Fotografia no tecido social em que se insere e o estabelecimento de pontes para posteriores actuações.


AUTORES

Hugo Dias

Leno Ruiz

29 junho 2005

notícias [1]

projecto_Lisboa no Elevador da Bica

Projecção de imagens nos dias 1, 8 e 15 de Julho, no Elevador da Bica, à Rua da Bica de Duarte Belo, pelas 23 horas.

A base de trabalho do projecto_Lisboa, cujos primeiros trabalhos aqui se apresentam, é realizada por uma vintena de fotógrafos, sócios do MEF e alunos dos Cursos Avançados, a trabalhar temas diversos ligados à cidade de Lisboa, que resultarão numa confluência de olhares, naturalmente dispersos quer pelo grau de conhecimento dos participantes sobre fotografia, quer pelas várias interpretações possíveis de e sobre uma cidade, quer pelas opções estéticas ou meios técnicos usados (estes da total e livre responsabilidade dos autores). O acompanhamento de projecto é feito pela fotógrafa Susana Paiva.

Para além destas projecções pontuais, que visam expôr o trabalho em progresso, as imagens irão sendo editadas trimestralmente no jornal do MEF - Sofá de Molas - e têm exposição e edição final previstas para Junho de 2006.

Autores presentes:
Luís Rocha, Tânia Araújo, Manuel Luís Cochofel, Rui Dias Monteiro, João Martins, Hugo Dias, Nuno Chaves, Bárbara Marques, Ana Pinto, Sandra Maria Silva, José Carlos Martins, Patrícia Tiago, Paula Vilela, Milene Trindade, Andreia Nunes, Paulo Almeida, Rodolfo Barros, Pedro Mateus, Mariana Veloso

28 junho 2005

Manuel Luís Cochofel, A Nova Lisboa [3]


sta. apolonia

Manuel Luís Cochofel, A Nova Lisboa [2]


torre galp

27 junho 2005

Luís Rocha, Enquanto fotógrafo sempre quis ser um contador de histórias [2]


Cão na Padaria

Rodolfo Barros, Outsider [1]

Rodolfo Barros, Outsider

A minha Lisboa
Enquanto sempre cidadão de Lisboa, nascido e criado, Lisboa sempre foi para mim um ponto de partida ou chegada, raramente um destino.
Mas é uma cidade de aventuras, de descobertas, a cidade banhada pelo rio, a cidade das ruelas e azinhagas, a cidade de sombras e luz, a cidade da calma da noite e da loucura do dia-a-dia.

No entanto, sempre reconheci a cidade dos que vêm de fora, dos que fazem da cidade um local de passagem ou apenas de local de trabalho.

Com este projecto pretendo retratar essa dualidade de visões sobre a cidade.
Usando dois formatos de imagem distintos pretendo ilustrar duas formas de ver a cidade, captando cenas de rua, momentos espontâneos.
No entanto, estando o meu projecto ainda numa fase muito embrionária, ainda não defini o caminho exacto a seguir.
Definido tenho apenas o processo fotográfico, onde utilizarei o processo cruzado.

-------------//-------//-------------

Rodolfo Barros

Manuel Luís Cochofel, A Nova Lisboa [1]


vasco da gama

Manuel Luís Cochofel, A Nova Lisboa

Pequeno trabalho fotográfico sobre a nova arquitectura na cidade de Lisboa.

Na grande maioria das suas imagens, o autor aborda a arquitectura das obras e edifícios mais recentes (de arquitectos Portugueses ou não). São fotografias a preto e branco, onde é usado exclusivamente o filme Kodak HIE, de pequeno formato, que possui como principal característica a sensibilidade extendida à radiação Infravermelha. As imagens são captadas com o recurso a uma objectiva grande-angular de baixa qualidade, o que origina algumas distorções. Como a máquina utilizada é de pequeno formato, também a correcção das perspectivas é inexistente.

Desta forma o autor, como se de um escultor se tratasse, e de uma forma algo lúdica, distorce a seu bel-prazer as principais linhas dos edifícios visados (em grande parte das imagens), mas nunca ao ponto de tornar a obra arquitectónica irreconhecível.

-------------//-------//-------------

Manuel Luís Cochofel

Luís Rocha, Enquanto fotógrafo sempre quis ser um contador de histórias [1]


Martim Moniz

Luís Rocha, Enquanto fotógrafo sempre quis ser um contador de histórias

Ao fim de 13 anos de trabalho em fotografia quero registar os meus amigos. Quero oferecer a eles uma parte de mim. Quero fazer um diário de imagens do meu quotidiano. Fotografar uma cidade que me viu nascer e onde cresci. Não pretendo neste conjunto de imagens nada mais que um simples registo, um olhar descomprometido para uma sociedade em constante mutação. Quero fotografar os meus [alguns] cultos, o culto da máquina; o uso da tão famigerada Leica é propositado em termos de pesquisa de uma estética inerente ao uso desta; o culto do P&B que para mim funciona como uma extensão do meu olhar e um retrocesso aos primórdios da minha aprendizagem fotográfica onde me apaixonei por Henri Cartier-Bresson e apreendi os princípios da imagem com o meu amigo Carlos Silva. O culto dos amigos, são eles que constroem a minha personalidade. O culto da noite, da cidade, do sorriso a quem não conhecemos mas abusivamente fotografamos. O culto do lugar.

Pretendo com este trabalho como que homenagear todos os que de uma forma ou de outra me influenciaram e influenciam a minha procura de imagens, quer sejam eles fotógrafos, amigos, conhecidos ou desconhecidos.

Decidi agora repensar a minha fotografia.

-------------//-------//-------------

Luís Rocha

PROJECTO_LISBOA

Enquanto fotógrafo sempre quis ser um contador de histórias
PROJECTOS PARALELOS

Do_Outro_Lado
Fotógrafos_em_Marvila
Fotografia Aérea (a partir de grua)
SÍTIO NA INTERNET / BLOG

CORREIO ELECTRÓNICO

26 junho 2005

Tânia Araújo, Paisagens do corpo [1]


série 1 - foto 1



série 1 - foto 2



série 1 - foto 3



série 1 - foto 4



série 1 - foto 5



série 1 - foto 6

Tânia Araújo, Paisagens do corpo

A imagem, na qual a emoção do artista se afirma no acto de fotografar é, pela sua força expressiva imediata.
A exploração do próprio corpo, a comunicação do corpo consigo próprio e com o exterior é o tema dominante do meu trabalho. O próprio corpo aparece como uma performance. A performance assume a forma de espectáculo único concebido especificamente para cada lugar escolhido consoante o corpo vestido com a sua personagem.
Com este trabalho pretendo mostrar o corpo feminino nas suas várias personagens que ao longo do tempo ficaram e que continuam a perdurar.Cada performance tem uma rua própria de acordo com a figura feminina em torno da qual gira toda a acção, que resulta em séries de imagens para cada personagem.
A escolha da cidade de Lisboa resulta pelo facto de remeter a personagens do passado, que existem no presente, com história, tal como esta cidade, onde posso encontrar ruas que não marcam o tempo.
A noite de Lisboa o suporte a preto e branco, o corpo feminino e a performance é o fio condutor em todas as séries o meu trabalho.
A procura da noite está presente pelo facto de existirem personagens que saem da sua vida real para vaguearem por ruas soturnas, vazias onde têm a liberdade de se mostrarem, de fazer as suas performances sem serem vistas, onde apenas são iluminadas por luzes de candeeiros que vagueiam na penumbra da rua.
O preto e branco não é por acaso…Este suporte não marca um tempo. As performances podem acontecer em qualquer altura, podem ter existido, existem ou até podem vir a existir…Não está presente a cor que identifica algo, aqui nada é identificado a não ser um corpo num certo lugar. Pretendo um trabalho neutro e objectivo, não quero que as personagens criem qualquer intimidade com quem as veja apenas quero que elas sejam vistas, como uma paisagem, como que um espectáculo de rua que passa para ser visto em silêncio, mas um silêncio como acto vivo de comunicação, de gestualidade, de interpretação, de expressão corporal, de imagem.
O corpo feminino surge neste contexto com uma carga social significativa, uma vez que nas suas diferentes personagens, exprime condutas sociais e culturais de acordo com o tempo.
Os papéis socialmente desempenhados pela mulher existem desde a Antiguidade. A ideia de que a mulher carece de personalidade jurídica, adoptada pela civilização grega e transmitida ao longo dos séculos, afasta da mulher a possibilidade de expressar livremente o seu pensamento, sendo sujeita a estruturar o seu mundo a partir do universo masculino.
A cultura foi vendo a mulher como elemento de um grupo mudo, associado à beleza, ao prazer e ao trabalho, um grupo submisso. Nem a Modernidade, conseguiu impedir que só no século XX esta situação de subalternidade começasse de facto a mudar.
Assim as personagens mantêm-se vivas ao longo dos anos, com uma liberdade escondida, é isso que pretendo mostrar neste trabalho, liberdade esta que fez parte do nosso passado, é o nosso presente e será no futuro.
Mostro personagens femininas mudas, associadas à beleza, ao prazer e ao trabalho.
Apresento este trabalho em séries de seis imagens para cada performance, constituído pelas personagens da burguesa, da cortesã, da lavadeira, da bêbeda, da severa, da varina e da dona de casa.
Trabalho que mostra realidade e imaginação, o ser e o parecer de um corpo em movimento.
É desta relação íntima com o corpo que deriva o título do meu trabalho: Paisagens do Corpo.

-------------//-------//-------------

Tânia Araújo

24 junho 2005

projecto_Lisboa na imprensa [1]


Lameira, João, Projecto_Lisboa apresentado no bairro da Bica, in Público - Local, Edição de Lisboa, 2005-VI-14

O Movimento de Expressão Fotográfica (MEF) aproveitou os santos populares para lançar o Projecto_Lisboa , com uma projecção de fotografias numa fachada de um edifício da Bica. Segundo Luís Rocha, um dos organizadores, pretende-se assim “divulgar a fotografia, levá-la à rua, à população”. O Projecto_Lisboa visa a promoção do trabalho dos associados e alunos do MEF, bem como de convidados. Em vista, está uma exposição no próximo ano e a publicação de um livro, a lançar em fascículos. A experiência da Bica será repetida no mesmo local e outras praças da cidade. O MEF tem também uma componente de acção social. Com o apoio da autarquia, orienta trabalhos com moradores dos bairros mais desfavorecidos e com deficientes visuais. Uma das próximas iniciativas será a cedência de máquinas aos habitantes da Marvila para que estes fotografem o seu dia-a-dia. Mais informações em www.olhaoboneco.blogspot.com. J.L.

projecto_Lisboa na imprensa

notícias do projecto_Lisboa

projecto_Lisboa - lista de contactos

projecto_Lisboa
correio electrónico


MEF - Movimento de Expressão Fotográfica
correio electrónico
Luís Rocha - (+351) 962 527 453
Rodolfo Barros - (+351) 934 332 575
Tânia Araújo - (+351) 965 831 620


Oficina da Fotografia [gabinete de produção]:
Isabel Santos / Sara Rodrigues
(+351) 218 131 220/21


Autores:
Luís Rocha
Manuel Luís Cochofel
Pedro Amaral
Rodolfo Barros
Tânia Araújo

Autores do projecto_Lisboa

projecto_Lisboa - apresentação


trabalho gráfico de Andreia Nunes



O projecto_Lisboa é uma estratégia concertada de produção dos projectos do MEF - Movimento de Expressão Fotográfica e da Oficina de Fotografia do Dept. Acção Social da CML. Engloba diversos sub-projectos, com diferentes públicos-alvo, características e até objectivos específicos, possibilitando pela sua reunião um confluir de olhares e pontos de vista sobre Lisboa.

GRUPOS PARTICIPANTES:
· jovens alunos/sócios/fotógrafos convidados
· jovens em abandono escolar
· população de Marvila (local da Oficina de Fotografia)
· pessoas sem abrigo
· pessoas com deficiência visual
· idosos

O Projecto engloba ainda:
· um desafio a uma outra Arte - a música - na procura de novos caminhos resultantes do cruzamento de linguagens.
· quatro animações de rua/de espaço, que visam trazer a fotografia para a rua e aproximá-la da população, na procura e formação de novos públicos.· a criação de uma Rede Europeia de Associações de Fotografia.

EXPOSIÇÕES E EDIÇÕES:
· duas exposições de projecto em Lisboa - Fotógrafos em Marvila, Contadores de História
· cobertura de projecto na Revista CAIS - Oficinas CAIS
· projecções em fachadas de Lisboa, enquanto decorre o Projecto
· edição progressiva dos trabalhos no jornal trimestral do MEF, Sofá de Molas
· exposição global em Junho de 2006
· edição de três livros - Projecto_Lisboa, Diário_Lisboa (projectos sociais), Fotógrafos em Marvila - e de uma série de postais - Calçadas de Lisboa
· uma exposição itinerante nacional - Contadores de História
· uma exposição itinerante europeia - Box Around The World· uma exposição permanente na internet - Box Around The World

------------- // ------- // -------------

PROJECTOS:
A base de trabalho do Projecto_Lisboa é realizada por uma vintena de fotógrafos (do MEF - Movimento de Expressão Fotográfica e também convidados), sócios do MEF e alunos dos Cursos Avançados, a trabalhar temas diversos ligados à cidade de Lisboa, que resultarão numa confluência de olhares, naturalmente dispersos quer pelo grau de conhecimento dos participantes sobre fotografia, quer pelas várias interpretações possíveis de e sobre uma cidade, quer pelas opções estéticas ou meios técnicos usados (estes da total e livre responsabilidade dos autores).

Este será o núcleo central da exposição final e da edição do livro do projecto, lançado em fascículos trimestrais no jornal Sofá de Molas, e com edição final encadernada (32 a 50 pp), que pretende constituir-se como base de reflexão e reflexo da evolução dos trabalhos ao longo do ano e meio de duração do projecto.
Dentro deste corpus de trabalho surgem alguns projectos colaterais, como o Calçadas_de_Lisboa (pelos alunos da Acção de Formação de Operador de Fotografia do IEFP, em colaboração com o Dept. Formação CML), o Fotografia Aérea (aberto a todos os participantes, em colaboração com a DRMM), ou o Do_Outro_Lado (trabalho sobre os serviços camarários “invisíveis” que mantêm a cidade a funcionar). Para além destes, existem os projectos pessoais de cada autor, também produzidos e acompanhados pela Oficina (pedido de autorizações para fotografar, etc).


[a par deste trabalho desenvolvem-se uma série de projectos sociais, que procuram democratizar o acesso à imagem, formar novos públicos e fomentar a constituição de interlocutores neste diálogo visual e de participantes activos na “sociedade da imagem” em que vivemos.]

· Fotógrafos_em_Marvila (público-alvo: população de Marvila)
Este projecto envolve ex-alunos dos Cursos Avançados e do Núcleo de Fotografia da Oficina, fotógrafos e população local numa exploração dos espaços, vivências e memórias da freguesia de Marvila.
Objectivos:
- possibilitar à população local o contacto com a fotografia;
- fomentar a continuidade e o desenvolvimento do trabalho fotográfico de ex-alunos da Oficina;
- apresentar a fotografia enquanto forma de observação e exploração do quotidiano;
- desenvolver a expressão artística e cultural através da fotografia;
- aperceber e fomentar redes sociais, permitindo uma melhor integração da Oficina de Fotografia no tecido social em que se insere e o estabelecimento de pontes para posteriores actuações.

· Oficinas CAIS (público-alvo: pessoas sem abrigo, população de Lisboa)
São ateliers de fotografia para pessoas sem abrigo (continuação da experiência de 2004), em colaboração com a Associação CAIS
Objectivos:
- eliminar barreiras comunicacionais potenciadoras de exclusão;
- possibilitar um meio de expressão não-verbal;
- fomentar a dignificação da pessoa sem abrigo;
- localizadas também em Marvila, possibilitam ainda uma articulação directa com os intervenientes locais envolvidos nos Fotógrafos em Marvila, facilitando a integração do Espaço CAIS na rede social envolvente.

· Imagine Conceptuale 3 (público-alvo: pessoas com deficiências visuais)
Última parte da formação para pessoas com deficiências visuais, este projecto trabalha finalmente o lado mais “conceptual” da imagem, propondo aos alunos que concebam imagens com base nas suas memórias visuais antigas (do tempo em que ainda viam) e em sensações que os remetem para uma visualização imaginada. O desafio será “construir” essas imagens e fotografá-las, tornando-as acessíveis a todos.
Objectivos:
- fortalecer a auto-estima dos alunos envolvidos e das pessoas com deficiências visuais em geral;
- promover uma actividade construtiva que combata a inactividade;
- contribuir para trabalhar as memórias e a relação com a acuidade visual perdida;
- exercitar a conceptualização de imagens dos alunos com deficiências visuais, tornando possível a comunicação através desse sentido, cuja falta de domínio é socialmente desvalorizada.

· Contadores de História (público-alvo: idosos)
Este projecto convida algumas figuras características de Lisboa, agora entre os 60 e os 90 anos, a passear pela cidade e pelas suas memórias, desafiando-os a captar momentos e elementos visuais que são ponto de partida para um desfiar de História(s). Do resultado sairá uma Exposição em diversos módulos, que se encontram e conjugam mas funcionam também em separado, podendo - acompanhados pelos respectivos autores-contadores - visitar diversos espaços, grupos ou instituições... oferecendo tardes bem passadas de conversa e aprendizagem.
Objectivos:
- divulgar e difundir a fotografia enquanto forma de olhar, sentir, recordar e pensar;
- realizar encontros de idosos em torno das exposições fotográficas, a partir das quais se desfiam História(s) e vivências;
- promover a valorização pessoal dos idosos através das suas memórias e da partilha com idosos socialmente valorizados;
- contribuir para manter vivo e actuante o património de memória colectiva que as pessoas envolvidas no projecto representam para Lisboa.

[intercâmbios com outras linguagens]
· Lisboa_Sons Visíveis
explorando e “improvisando” com as suas linguagens artísticas de eleição, o fotógrafo Luís Rocha e a cantora Joana Rios desenvolvem um diálogo visual e sonoro tendo como mote e tema a cidade de Lisboa... O resultado assumirá diversas formas: concertos com imagem, exposições com som, ou fusões mais radicais das duas linguagens. Será editado um cd da obra.

[pontos de contacto / comunicação]
· Diário_Lx
É um “diário” escrito e ilustrado (com desenhos, fotografias e tudo o mais que se quiser) pelos intervenientes de cada projecto social, e circula entre os diversos projectos com uma periodicidade regular (entre quinzenal e mensal, conforme as épocas).
Objectivos:
- lançar hipóteses de articulação entre acções;
- possibilitar o cruzamento de informações e o enriquecimento dos diversos processos criativos e de formação;
- funcionar como instrumento gerador de coerência entre os projectos;


[animações de rua (durante a exposição)]
· Fotografia à la minuta
· Máquina Fotográfica de Grande Formato + Fotografia Solar
· Fotografia Aérea
· Retrato(s) de uma Cidade

------------- // ------- // -------------

EXPOSIÇÕES E EDIÇÕES:

· Projecções_Lisboa
Projecções periódicas de imagens do projecto Fotógrafos_em_Lisboa em diversas fachadas da cidade

· Exposição do projecto Fotógrafos em Marvila
Em local a definir mediante as articulações estabelecidas. Pretende-se que a exposição, ou pelo menos parte dela, seja itinerante, passeando ao longo do ano por várias instituições da Freguesia envolvidas no projecto.

· Publicação “Fotógrafos em Marvila”
Edição do projecto com imagens de autor, percursos históricos e outros testemunhos da participação da população de Marvila.

· Exposição do projecto Imagine Conceptuale 3
Colaboração com o Arquivo Fotográfico para o culminar deste projecto, desta vez com todo o percurso - da conceptualização à produção de imagens - feito pelos alunos.

· Exposição do projecto Contadores de História
Exposição global das imagens finais dos 8 intervenientes no projecto, em que cada um intervém falando sobre as suas imagens e a(s) História(s) que despoletam. Posteriormente a exposição divide-se em 8 módulos e visita diversos espaços, grupos e instituições, escolhidas consoante as temáticas abordadas, levando os seus autores a visitar esses espaços para novas conversas.

· Publicação parcial do projecto “Oficinas CAIS” na revista CAIS
Publicação de imagens deste projecto numa das edições da revista.

· Publicação “Projecto_Lisboa”
Publicação periódica das imagens de autor do Projecto_Lisboa em fascículos trimestrais, no jornal Sofá de Molas (edição do MEF - Movimento de Expressão Fotográfica); edição final encadernada (32 a 50 pp)

· Concertos Lisboa_Sons Visíveis
Concertos de lançamento deste trabalho de cruzamento de linguagens, em que as imagens são expostas e projectadas, em diálogo directo com a música.

· Projecto_Lisboa - exposição final
A exposição final do projecto e de todos os sub-projectos referidos nesta sinopse.

· Publicação “Diário_Lx”
Edição do “diário” dos diversos projectos sociais que integram o Projecto_Lisboa, com as suas diversas vozes contando os projectos na primeira pessoa, e complementada com as imagens destes projectos que forem seleccionadas para a exposição final.

· Box Around The World
Projecto de cooperação com associações de fotografia da Europa Comunitária, aproveitando os apoios e fundos disponíveis, que consiste em enviar uma caixa com uma selecção de imagens do Projecto_Lisboa e uma máquina fotográfica básica, desafiando cada uma das associações onde a caixa chega a fotografar a sua cidade e a expor o Projecto_Lisboa. A caixa é reenviada para a associação seguinte passado um mês, transportando já imagens de Lisboa e da sua primeira paragem europeia, e construindo assim um corpus de olhares e reflexões sobre as cidades europeias e sobre a Europa ou as Europas.
O percurso que vai sendo traçado pela Europa é registado num site da Internet que vai exibindo também as exposições das diferentes cidades envolvidas.